A imagem que projetamos desempenha um papel significativo na trajetória da nossa carreira.
Recomendo ler esta artigo que saiu na Forbes e depois vir passar por uma consultoria de Imagem ou Estilo. Para quem não sabe, meu primeiro cliente pagante em 2001 foi um renomado médico chegou por indicações e atendi depois sua família e outros colegas…

Se você está buscando emprego, deve ter em mente uma série de questões ao se candidatar a uma vaga no LinkedIn ou outra plataforma online.

Muitas recomendações já não se aplicam mais hoje, mas três conselhos permanecem: controle a ansiedade, não minta no currículo e cuide da sua imagem. 

Se você pensa que a aparência não importa mais em um processo seletivo, especialmente online, está completamente errado.

Pode parecer superficial, mas ainda é algo relevante no mundo corporativo. Um estudo descobriu que a aparência tem, sim, influência na probabilidade de conseguir um emprego.

De acordo com a pesquisa das professoras Isamar Troncoso, da Harvard Business School, e Lan Luo, da USC Marschall School of Business, publicada na Harvard Business Review, certas características físicas e acessórios presentes nas fotos de perfil dão aos candidatos uma vantagem nos resultados da contratação. Quando uma pessoa se candidata a um emprego online, brincos, paletó e gravata, óculos ou barba podem fazer uma grande diferença na contratação.

Quando um candidato “tem uma boa aparência”, conforme inferido pelas fotos de perfil, é mais provável que ele consiga a vaga.

A imagem conta

Décadas de pesquisa mostram que os empregadores ainda julgam os candidatos com base na sua aparência. Profissionais considerados bonitos têm maior probabilidade de serem contratados, conseguir mais promoções, ganhar mais dinheiro e subir mais e mais rápido na carreira.

Além disso, chefes atraentes obtêm classificações de desempenho mais altas de seus funcionários do que líderes com aparência comum. Alguns especialistas dizem que tendemos a atribuir traços mais positivos a pessoas bonitas, e é esse ponto, mais do que a beleza em si, que lhes dá uma vantagem.

Outros dizem que os funcionários atraentes são predispostos, por meio da socialização, a se comportar e se perceber de formas que contribuam para o seu sucesso.

Em dois estudos experimentais, os pesquisadores descobriram que as pessoas bonitas tinham uma maior sensação de poder do que os seus colegas menos atraentes. E, portanto, exibiam uma presença e comunicação não-verbal mais eficaz, o que levou os gestores a atribuir-lhes classificações mais elevadas durante processos seletivos.

Eles também descobriram que quando pessoas consideradas pouco atraentes adotavam uma postura poderosa, recebiam classificações mais altas que as colocavam no mesmo nível de seus pares considerados muito bonitos.

Se você quer ser visto e ouvido, encontrar a função certa que corresponda ao seu conjunto de habilidades, desenvolver uma estratégia de visibilidade que te coloque no centro das atenções e se comunicar com confiança – tudo isso vai aumentar as chances de você conseguir o cargo e ter sucesso na sua carreira.