A Volta da microssaia será universal?

Uma reflexão sobre a tendência que dizem ser a mais poderosa da primavera verão 2024 do hemisfério norte.

A passarela consolida o reinado das minipeças, formato que ao longo do século XX foi acompanhado por um grupo de beleza muito específico…ou seja valorizando sempre as mais longilíneas.

A história poderia ser contada através do comprimento de uma saia.

Acima de tudo, com os centímetros de tecido que foram subtraídos: a moda passou as últimas décadas subindo e descendo as bainhas, fazendo da perna feminina o melhor termômetro social de cada época.

Sim porque precisa gerar desejo por isso as “tendências” nascem e vão morrendo, para que vc compre algo novo sempre.

Em 2024, o tom é a exposição.

Em linha com o compromisso das últimas temporadas de apresentar o corpo quase nu, nesta primavera a passarela continua a reduzir as peças à sua expressão mínima.

As minissaias viram micro nas mãos da Miu Miu e os shorts quase se confundem com calcinhas ,as chamadas hot-pants retornaram triunfantes, e pode ser que funcione na Europa mas eu nunca vi uma brasileira que se acha ousada, mas nem se compara a elas, de hot-pants nas ruas.

Em 2022, The Cut já alertava sobre a popularização no TikTok de diversos termos de busca associados à aparência consumida da heroína chic dos anos 90 e 2000, muito em linha com o renascimento da estética dos anos 2000, bem Londres e Amsterdã…

Embora hoje o leque de opções seja muito mais amplo do que no passado, ver modelos plus size como Paloma Elsesser estrelando uma capa com microssaia continua sendo provocativo.

Isso fica evidente quando se trata de shorts ou minissaias: Vemos menos peças destas feitas em tamanhos maiores e modelagem adequadas ou usadas em modelos maiores porque não cumprem a função de esconder, apertar e trabalhar a autoestima.

Enquanto isso não mudar, o comprimento da saia continuará sendo apenas isso: uma barra de mercúrio que sobe e desce, mas que não mede igualmente para todos.

📌 No meu ebook de “vestindo mulheres especiais” que trato exatamente de como vestir a mulher tamanho 44+ dou dicas de como esta luta pode ser tranquila, fazendo as escolhas certas com modelos e proporções de roupas.

Ele é um sucesso

E a pergunta que não quer calar:

-A brasileira que adora uma saia curta vai incorporar a microssaia de forma correta e não achar que pode ir no trabalho com ela?

-Vai lembrar que uma modelagem em A, veste sempre melhor que a curta e justa/reta?

-Vai pensar no comportamento que tem quando se usa esta peça?

📌Muitas dúvidas… é aguardar o verão 24/25 chegar e ver o que acontece

Bjs pra vc