Amizade no trabalho … A favor ou contra?

O bom relacionamento com os colegas melhora nossa produtividade, além de nos deixar mais felizes (segundo estudos)

No trabalho, você tem que ser sério” ou “você não fará amigos no escritório” são alguns dos bordões populares que contribuíram para criar todo um imaginário frio e cinzento em torno do local de trabalho.

Porém, passamos quase um terço de nossas vidas trabalhando e associar essa atividade a algo chato que devemos fazer por obrigação não é saudável.

O bom ambiente em equipe traz proximidade, cumplicidade e facilita a comunicação.

A questão é que o envolvimento pessoal é maior quando um certo vínculo afetivo é alcançado, os membros da equipe se unem e se sentem parte de um grupo que compartilha objetivos.

Esta é a mesma abordagem usada por especialistas em construção de equipes para alcançar um maior comprometimento e envolvimento dos trabalhadores com suas empresas.

A amizade pode ser esse ponto positivo que mantém o grupo unido.

O individualismo aparece muitas vezes quando não gostamos do nosso trabalho e não queremos estar com os outros porque acreditamos que no trabalho não temos que ser felizes, erro que pode facilmente ser modificado.

Em tempo de HOMEOFFICE, ligar para um colega com quem conversamos todos os dias para simplesmente saber como ele está pode nos ajudar a não perder nossas referências quando trabalhamos de casa, mostra empatia e nos faz um bem danado!

A aparência também ajuda no bem estar físico individual e coletivo, uma vez que pessoas “de bem com elas” tem mais animo para se arrumar e transmitem mais segurança para seus próximos.

 

Cuide de sua imagem e de suas amizades.