CFDA e Fundação Swarovski lançam bolsa de estudos para apoiar inovação sustentável

O Council of Fashion Designers of America (CFDA) e a fundação de caridade da fabricante austríaca de cristais Swarovski  lançaram uma bolsa de estudos anual de 30 mil dólares destinada a estudantes que inovam em moda sustentável, bem como supervisão profissional para ajuda-lo a desenvolver a sua ideia.

Os bolsistas serão selecionados por um comitê formado por membros do CFDA e da Fundação Swarovski com base em seu portfólio e em uma apresentação virtual.

Estes deverão demonstrar o seu talento e especificar as suas necessidades financeiras, seu potencial profissional e seu interesse ou experiência em matéria de sistemas sustentáveis. Os candidatos devem integrar na candidatura as prioridades da Fundação Swarovski: cultura, inovação criativa, proteção ambiental e direitos humanos.

A bolsa está aberta a estudante universitários que frequentam cursos de belas artes ou artes em tempo integral.

Desde o lançamento de uma bolsa chamada “Perry Ellis” na Parsons School of Design em 1996, o CFDA distribuiu mais de 2,2 milhões de dólares através de 302 bolsas de estudo, concedidas a estudantes criativos de 22 escolas e universidades americanas.

De acordo com a organização, entre 2015 e 2020, 76% das bolsas foram concedidas a mulheres e 72% a estudantes “das mais diversas origens”.

No âmbito de sua colaboração, o CFDA e a Fundação Swarovski desenvolvem igualmente programas e ferramentas de desenvolvimento profissional, iniciativas educacionais e recursos de informação focados em “soluções criativas e inovação sustentável” para estudantes criativos de moda, mas também para a indústria da moda em geral.