No começo do ano eu coloquei um post sobre os 10 propósitos da moda para comprar menos e se vestir melhor em 2020. Longe de apenas dar orientações para comprar com mais sabedoria, tudo começou com uma análise detalhada e sensata das aquisições passadas.

Agora que é hora de ficar em casa, é precisamente neste ponto que quero continuar.

VAMOS COMEÇAR:

Deixe de lado o que você não usa mais (ou não usará, como peças de alto verão) para tirar proveito da troca de estação, se ainda não o fez,

Estas são as 5 coisas que você pode fazer pelo seu guarda-roupa enquanto estiver em casa.

1- Antes de organizar o seu GUARDA ROUPA GP, é importante limpá-lo de todos os “talvez” e, principalmente, daqueles “retumbantes”.

Embora os segundos sejam geralmente muito fáceis de identificar, os primeiros podem ficar por anos em um canto do guarda-roupa, esperando pela oportunidade. Dado que o ritmo de vida diminuiu e é possível contemplar as compras passadas à distância, agora é hora de reconhecer quais são as roupas e acessórios que você não usou até hoje e, o mais importante, analisar friamente por que que isso não aconteça novamente.

 2-Faça a troca do guarda-roupa (se você ainda não o fez)

Enquanto isso,depois de limpar e antes de organizar o guarda-roupa, aproveite a oportunidade para guardar todas as roupas e acessórios , que com certeza, você não usará novamente até o prx verão.

lembre de sua coloração pessoal, e aquelas peças que ainda insiste em guardar.

Além de ajudá-lo a ver com mais clareza o que você já tem, concluir uma tarefa um tanto chata que, mais cedo ou mais tarde, teve que ser feita.

EM SEGUIDA, sem desistir….

3– Separe e reveja roupas, sapatos, acessórios e até a caixa de jóias

Depois de remover certas peças, temporária ou indefinidamente, é quando você pode organizar seu guarda-roupa do zero. Resumindo, quando terminar, você estará pronto para o próximo passo.

 

4-Faça uma lista de seus pontos fortes e fracos, usa mais alfaiataria é forte, menos é fraco.

Assim vc consegue mensurar sua necessidade com vista para o futuro e, acima de tudo, com o objetivo de estar um pouco mais consciente de tudo o que você já possui.

Fazer uma lista de pontos fortes e fracos consiste em garantir todas as áreas que já estão cobertas (às vezes até demais) e quais não.  Use a moda atual como referencia, suas cores, lembre de sua cartela de cores….e vá fazendo a seleção.

Não se trata de identificar o que está faltando ou o que resta, mas sim perceber que o estilo não passa por um GR abarrotado, usar a imaginação e afastar a preguiça é a resposta. A chave? Repense novas combinações entre as diferentes roupas e acessórios que você já possui.

Continue, está acabando…..

5-Pese a sustentabilidade do seu guarda-roupa para o futuro

Para terminar, nada como tirar certas conclusões sobre a sustentabilidade do seu guarda-roupa.

Pode ser a necessidade de fazer alguns arranjos para aquelas camisas que você tanto gosta (em vez de optar por se livrar delas e comprar novas), para personalizar muitas outras com novos botões, ou para dar uma nova aparência, dos muitos jeans que poderiam ter saído de uma loja vintage ou quais peças (e marcas) provaram ter uma vida mais longa em qualidade e design atemporal.

Embora tudo possa parecer banal agora, avaliar aquisições passadas pode ajudá-lo a construir seu guarda-roupa de uma maneira mais responsável no futuro.

Terminado e com diversão

PRECISA DE AJUDA? Depois da quarentena continuo com OS ATENDIMENTOS EM CASA PARA MAXIMIZAR SEUS LOOKS  e ORGANIZAR SEU GUARDA ROUPA.

Enquanto isso vai fazendo este exercício, é uma TERAPIA que vai te manter sã e na moda! posso te garantir.